

CONTATO (2022)
A instalação Contato apresenta um piso de linóleo em que foi gravado e impresso, em uma monotipia, o contorno de um corpo.
Este trabalho parte da percepção de que o material para gravura e o piso das salas de dança compartilham o mesmo nome: linóleo.
Em Contato, gravo o contorno de meu corpo, utilizando o piso de linóleo como matriz. A impressão é feita através de diversas relações materiais que, em contato, produzem a imagem. Meu corpo, o papel, a tinta e a matriz — em dança:
.
deslizar o rolo sobre a tinta
deslizar o rolo sobre a matriz
espalhar a tinta
estender o papel
subir no papel
escorregar suavemente
pressionar
medir a quantidade de pressão
(entre a força e a delicadeza)
saltitar
percorrer toda a área
jogar o peso com os pés,
mãos, braços e tronco




A imagem a partir disto é uma monotipia que relata esse encontro.

CONTATO
Laura Moreira
monotipia em papel Wenzhou sobre painel de MDF e piso de linóleo
130 x 215 cm
2022





fotografias: Gustavo Balbela

LINHA
[I] traço alongado, visível ou virtual. 1 Traço contínuo alongado, sem profundidade. *geom. Figura descrita por um ponto cuja posição é função contínua de um parâmetro (tal como o tempo) 2 Traço real ou imaginário que separa duas coisas; interseção entre duas superfícies → fronteira, limite. 4 Cada um dos traços sulcados na mão. → quiromancia. *mús. Linha melódica. →melodia. 8 fig. Elemento, ponto. “As linhas essenciais do plano” [II] direção contínua em um sentido determinado. 1 Direção “Em linha reta” → regra. [III] fio 3. Sistema de fios ou cabos conduzindo e transportando energia elétrica. “Linha de alta tensão”. → feeder — espec. Linha elétrica que assegura a transmissão de informações. “Estar na linha com alguém”. [IV] 3. Formação de guerra avançando ora de um lado, ora de outro (“linha de frente”).4 Sequência de caracteres dispostos em uma página sobre uma linha horizontal.